O mítico Blog de cariz científico!! ---- "Avé Daily science" by Richard Dawkins --- "Epá é muita bom!" by Gajo de Alfama --- "A revolução do pensamento científico" by Taiz & Zeiger --- "simplesmente genial" by José do Mato

sexta-feira, setembro 22, 2006

Formação do Universo?

Olá caros leitores, não posso deixar de pedir desculpas por esta ausência tremenda. Sentiram a nossa falta? Bom, mas o facto é que isto da ciência demora tempo, e nós temos tentado investigar, mas não tem estado fácil. As praias têm dificultado um pouco.
Acontece que tenho uma teoria que gostava de partilhar convosco (várias até). O pessoal já me chamou de maluco e totó, mas que interessa isto se pode contribuir para o avanço da ciência?
O pessoal diz: "Ah e tal, Big Bang!". Sim senhor, muito giro, mas pensem comigo, se o Universo não existia como poderia ter havido o Bang? Pronto, ah e tal existia e depois puf explodiu. Explodiu o quê? O que proponho como justificação é muito simples: temos duas pedras (pedregulhos), a altas velocidades vagueando no nada como hoje, ainda existem, mas de menores dimensões e sem forças de gravidade ou qualquer tipo de atracção. Estes calhaus colidem, espalha-se matéria por todo o lado e enfim, formam-se forças gravitacionais, e outros tipos de atracção entre corpos celestes. Poderia ter acontecido em vários sítios, mas um único choque tornaria mais credível a teoria pelo facto de assim existirem menos forças entre corpos, dado que só existiriam dois corpos. Mais difícil de explicar seria o facto de existirem já estes dois "calhaus". Mas porque é que tudo tem uma origem? Não podem estas duas pedras ter sido em tempos as únicas coisas existentes? A própria noção de vácuo, tende a levar-nos a ideia de que isto sempre existiu, não terá sido criado ou não terá tido origem. A minha teoria baseia-se no Big Bang, apenas tenta acrescentar algo antes do Big Bang, porque na minha cabeça nada explode assim do nada.
Já sabem qualquer ideia para a existência dos "calhaus" é favor sugerir, porque ainda não pensei muito ao certo sobre isso, e sempre que penso não encontro a solução definitiva. Apenas hipóteses. Daí isto ser mais uma hipótese explicativa da formação do Universo ou do próprio Big Bang, dependendo da criação ou existência eterna dos "calhaus".

É mais ou menos assim que imagino as coisas. Gostam de ovos estrelados?

Quem fritou os ovos foi Uma Caracol.

segunda-feira, setembro 18, 2006

O místerio da tartaruga moribunda


Após um longo período sem novos posts, pelo qual pedimos desde já as nossas sinceras desculpas, eis que surgimos com um equipa de autênticos CSI's.

Dia 7 de Agosto deu à costa um cadáver de uma tartaruga marinha na praia da Ilha do Farol, para quem não sabe, fica em Faro, no Algarve.
Este cadáver apresentava um avançado estado de degradação, o que dificultou o nosso trabalho, mas apesar disso é muito provável que se trate de um exemplar da espécie mais comum nas nossas águas a tartaruga-boba ou tartaruga-comum (Caretta caretta), podem ver a chave de identificação usada aqui.
As tartarugas marinhas são animais de sol, embora aquáticos, assim durante o fim da manhã e o princípio da tarde vêm à superfície para encher de ar os pulmões e ganhar algum bronze na sua carapaça, ficando adormecidas durante este período. Apesar de serem muito sensíveis e mergulharem ao menor aviso de perigo, ficam muito desprotegidas contra os seus predadores.
Após uma discussão sobre o que teria acontecido à pobre criatura com A_R e algum trabalho de investigação posso-vos dizer que não é facil indentificar a causa de morte do pobre bicho, já que são muito vulnéráveis ao lixo nas águas, como os sacos de plástico, restos de redes, anzóis, etc. Podemos ainda juntar a isto as colisões com barcos e dragagens.
Ainda assim a causa de morte provável poderá ter sido a predação. Estes seres têm de se preocupar em fugir aos tubarões e ao malvado do espadarte, que pelo ferimento que a tartaruga apresentava no pescoço, pode bem ter sido o responsável pela sua morte.
Foi-nos assim difícil determinar o verdadeiro responsável pela morte da nossa vítima, devido ao avançado estado de degradação, sendo ainda assim o espadarte o principal suspeito. Infelizmente por falta de provas somos obrigados a arquivar este caso. Se algum dos leitores tiver alguma informação útil que nos possa permitir reabrir o caso e definir então o verdadeiro culpado e castigá-lo justamente, é favor enviar-nos.
PS: Após esta grande saga está prevista uma adaptação para TV, os convites são muitos, a escolha nao é fácil, mas parece que esta nova série vai substituir a interminável série Inspector Max. Vai ser sucesso garantido.