O mítico Blog de cariz científico!! ---- "Avé Daily science" by Richard Dawkins --- "Epá é muita bom!" by Gajo de Alfama --- "A revolução do pensamento científico" by Taiz & Zeiger --- "simplesmente genial" by José do Mato

segunda-feira, setembro 18, 2006

O místerio da tartaruga moribunda


Após um longo período sem novos posts, pelo qual pedimos desde já as nossas sinceras desculpas, eis que surgimos com um equipa de autênticos CSI's.

Dia 7 de Agosto deu à costa um cadáver de uma tartaruga marinha na praia da Ilha do Farol, para quem não sabe, fica em Faro, no Algarve.
Este cadáver apresentava um avançado estado de degradação, o que dificultou o nosso trabalho, mas apesar disso é muito provável que se trate de um exemplar da espécie mais comum nas nossas águas a tartaruga-boba ou tartaruga-comum (Caretta caretta), podem ver a chave de identificação usada aqui.
As tartarugas marinhas são animais de sol, embora aquáticos, assim durante o fim da manhã e o princípio da tarde vêm à superfície para encher de ar os pulmões e ganhar algum bronze na sua carapaça, ficando adormecidas durante este período. Apesar de serem muito sensíveis e mergulharem ao menor aviso de perigo, ficam muito desprotegidas contra os seus predadores.
Após uma discussão sobre o que teria acontecido à pobre criatura com A_R e algum trabalho de investigação posso-vos dizer que não é facil indentificar a causa de morte do pobre bicho, já que são muito vulnéráveis ao lixo nas águas, como os sacos de plástico, restos de redes, anzóis, etc. Podemos ainda juntar a isto as colisões com barcos e dragagens.
Ainda assim a causa de morte provável poderá ter sido a predação. Estes seres têm de se preocupar em fugir aos tubarões e ao malvado do espadarte, que pelo ferimento que a tartaruga apresentava no pescoço, pode bem ter sido o responsável pela sua morte.
Foi-nos assim difícil determinar o verdadeiro responsável pela morte da nossa vítima, devido ao avançado estado de degradação, sendo ainda assim o espadarte o principal suspeito. Infelizmente por falta de provas somos obrigados a arquivar este caso. Se algum dos leitores tiver alguma informação útil que nos possa permitir reabrir o caso e definir então o verdadeiro culpado e castigá-lo justamente, é favor enviar-nos.
PS: Após esta grande saga está prevista uma adaptação para TV, os convites são muitos, a escolha nao é fácil, mas parece que esta nova série vai substituir a interminável série Inspector Max. Vai ser sucesso garantido.

2 comentários:

A_Renascer disse...

Mudei de ideias. O meu principal suspeito é... nem mais nem menos do que um restaurante chinês. Aquele ferimento foi feito por um bando de chineses numa busca desenfreada de mais um dos seus petiscos regionais para vender aí no algarve. Então, então? The Daily Science não pode descartar uma hipótese mundana destas.

Mestre disse...

É uma hipótese, sim senhor. Se bem que os "pauzinhos" chineses talvez não fossem aguçados o suficiente para penetrar na pele dura da tartaruga, mas com esforço talvez conseguissem. E se realmente foi isso que aconteceu é de supor que não gostaram, já que apenas provaram um bocadinho.
Quanto às gaivotas, sim senhor vamos proceder aos castings, mas abutres numa praia do algarve... não fica lá muito realista.