O mítico Blog de cariz científico!! ---- "Avé Daily science" by Richard Dawkins --- "Epá é muita bom!" by Gajo de Alfama --- "A revolução do pensamento científico" by Taiz & Zeiger --- "simplesmente genial" by José do Mato

sexta-feira, setembro 22, 2006

Formação do Universo?

Olá caros leitores, não posso deixar de pedir desculpas por esta ausência tremenda. Sentiram a nossa falta? Bom, mas o facto é que isto da ciência demora tempo, e nós temos tentado investigar, mas não tem estado fácil. As praias têm dificultado um pouco.
Acontece que tenho uma teoria que gostava de partilhar convosco (várias até). O pessoal já me chamou de maluco e totó, mas que interessa isto se pode contribuir para o avanço da ciência?
O pessoal diz: "Ah e tal, Big Bang!". Sim senhor, muito giro, mas pensem comigo, se o Universo não existia como poderia ter havido o Bang? Pronto, ah e tal existia e depois puf explodiu. Explodiu o quê? O que proponho como justificação é muito simples: temos duas pedras (pedregulhos), a altas velocidades vagueando no nada como hoje, ainda existem, mas de menores dimensões e sem forças de gravidade ou qualquer tipo de atracção. Estes calhaus colidem, espalha-se matéria por todo o lado e enfim, formam-se forças gravitacionais, e outros tipos de atracção entre corpos celestes. Poderia ter acontecido em vários sítios, mas um único choque tornaria mais credível a teoria pelo facto de assim existirem menos forças entre corpos, dado que só existiriam dois corpos. Mais difícil de explicar seria o facto de existirem já estes dois "calhaus". Mas porque é que tudo tem uma origem? Não podem estas duas pedras ter sido em tempos as únicas coisas existentes? A própria noção de vácuo, tende a levar-nos a ideia de que isto sempre existiu, não terá sido criado ou não terá tido origem. A minha teoria baseia-se no Big Bang, apenas tenta acrescentar algo antes do Big Bang, porque na minha cabeça nada explode assim do nada.
Já sabem qualquer ideia para a existência dos "calhaus" é favor sugerir, porque ainda não pensei muito ao certo sobre isso, e sempre que penso não encontro a solução definitiva. Apenas hipóteses. Daí isto ser mais uma hipótese explicativa da formação do Universo ou do próprio Big Bang, dependendo da criação ou existência eterna dos "calhaus".

É mais ou menos assim que imagino as coisas. Gostam de ovos estrelados?

Quem fritou os ovos foi Uma Caracol.

6 comentários:

Caracol Amarelo disse...

vivós calhaus! sim, pois. acho que sim... sei lá! mas os pedregulhos estrelados.. nhamiii :P


Nairobi


(e pronto, quando se é leigo na matéria escrevem-se estas coisas...)



(estou a falar do meu comentário, claro...)

Mestre disse...

Esta teoria pode-nos levar para um ciclo vicioso. Imaginem, e se estes 2 calhaus forem resultado de outra colisão de calhaus maiores e estes por sua vez resultado da colisão de outros 2 ainda maiores, é possível. Ainda hoje, talvez se estejam a dar colisões destas, sendo o resultado planetas cada vez mais pequenos, os tais planetas anões como plutão.

Anónimo disse...

agora ja existe uma teoria que explica a criação do universo como uma coisa cíclica isto é: daqui a muitos M d anos tudo será atraido para um ponto comum e pormará uma grande compactado. isto destruirá tudo o que existe. essa massa compacta vai continuar a contrarir-se e depois havera outro big bang e outra formação do universo. espero que tenha sido esclarecedor.

maggy disse...

boas pessoal!!!

eu tenho que fazer um trabalho sobre as teorias da formaçao do universo... mas infelizmente ainda nao encontrei as informaçoes que pretendia.. agradecia a vossa ajuda dando-me sites ou algumas informaçoes se fosse possível..

obrigada

Anónimo disse...

Como já foi dito há uma nova teoria na qual ao Big Bang se segue o Big Crunch e a partir daí temos outro Big Bang, nesta nova teoria o Big Bang nao se dá do nada. Nós conhecemos muito pouco dos constituintes do Universo, portanto o Universo pode ter sido formado a partir de um tipo de matéria ou energia que nós não conhecemos já que é constituído maioritariamente por matéria escura e energia escura.
Por outro lado se acreditas que dois calhaus sempre existiram também deves acreditar que o Universo pode ser eterno, certo?
A verdade é que nenhuma teoria foi provada e podemos sempre sonhar :)

Anónimo disse...

hoje se diz:o universo nasceu,de uma pequena grande explosao e afirmo que quaze provaremos a criacao quaze, Deus nao permite que nada se iguale a ele.