O mítico Blog de cariz científico!! ---- "Avé Daily science" by Richard Dawkins --- "Epá é muita bom!" by Gajo de Alfama --- "A revolução do pensamento científico" by Taiz & Zeiger --- "simplesmente genial" by José do Mato

quinta-feira, novembro 15, 2007

Intelligent Design?


Ora cá estamos nós de volta após mais uma longa paragem, o que de resto já se vem tornando hábito em períodos de férias e de exames.
Após tão longa paragem o que seria melhor do que retomar a escrita com a mítica questão "De onde raio é que nós viemos?".
Venho-vos falar de uma teoria bastante na moda nos E.U.A., a chamada teoria do "Intelligent Design". Esta teoria tem como base a existência de um intelligent designer que criou o universo e toda a vida. Este ser seria um ser imensamente sábio e poderoso, de tal forma que conseguiu criar toda a complexidade que envolve tanto o mundo dito "vivo" como o "não vivo". Poderíamos aqui entrar com a típica piada "aaah se o gajo era tão inteligente porque é que criou a área de lazer tão próxima do sistema de esgotos no homem?", mas prefiro não ir por aí.
Obviamente este ser não pode ser o mesmo que segundo a bíblia demorou só 7 dias para criar o universo, por mais inteligente que fosse, na minha opinião seria muito pouco tempo para criar tanta coisa, mesmo que fizesse directas e bebesse litros de café (até porque teria de criar o café antes).
Os criadores desta teoria sugerem que os fenómenos biológicos são demasiadamente complexos para serem explicados apenas por fenómenos evolutivos como os propostos pelo Neodarwinismo. Ou seja, acham credível que exista um ser de tal modo poderoso capaz de produzir tal complexidade num simples estalar de dedos, mas que é pouco credível que milhares de milhões de anos de evolução contínua o consigam.
Esta teoria sempre pode explicar o porquê do universo estar em constante expansão, pois se "ele" tivesse criado tudo de uma vez só ia ser bastante enfadonho ficar depois apenas a contemplar a sua obra, o que não seria de resto muito "inteligente". Assim sempre que tiver mais aborrecido pode decidir criar um planeta e uns quaisquer "bicharocos" para o habitarem.
Ao pensar na existência deste ser, capaz de criar um sistema tão complexo com o universo, surge logo uma questão óbvia, então se este "inteligent designer" nos criou a nós quem o criou a ele? outro designer ainda mais inteligente? originando assim uma sucessão infinita de perguntas.
E já agora será que ele registou a patente disto tudo (entenda-se universo)? Intrigante sem dúvida...

9 comentários:

Caracol Amarelo disse...

Hmm... jovem falta o mais importante! Onde está o "Criador"?

Mestre disse...

Pois eu de facto pensei em especular que o "Criador" estaria algures a observar a sua obra tal qual big brother, como se o universo fosse um enorme "aquário", mas achei que já seria uma teoria demasiado sci-fi.

Anónimo disse...

norte-americanos como seres limitados, os tais dos quais o "criador" decidiu faze-los assim porque diverte-se a ver os seres inferiores brincarem, afinal porque todos nós (lá no fundo) gostamos de coisas estupidas

A_Renascer disse...

Essa teoria do aquário não é válida, porque os vidros são transparentes e dá para ver o observador...

Mestre disse...

Mas imagina que tanto o observador como o "aquário" têm dimensões incomparávelmente superiores em relação ao observado. Seria bastante improvável que o observado conseguisse ver o observador, mesmo sendo os vidros transparentes. Já o observador, sendo um super-ser e bastante "inteligente" arranjaria forma de observar o que se passa no interior do "aquário"

A_Renascer disse...

Já agora pede-lhe que me arranje um harém de gajas boas e fiéis!
Estás a cair no ridículo de justificar tudo o que se passa na Terra e Universo porque é Deus que o faz. Assim, sendo porque é que culpas quem te gama o telemóvel? Afinal foi o ser super inteligente que fez o gajo mau roubar-te o telemóvel, não tens que incriminá-lo. Ou então o gajo justificar-se-ia perante o tribunal com a frase: "O criador inteligente é que me mandou fazer isto"... Assim sendo ninguém o pode punir. Surreal

Mestre disse...

Eu disse que isto era uma teoria demasiado sci-fi e n estou a defende-la apenas a especular acerca deste suposto "inteligent design". E eu só disse que "O Gajo" poderia estar a observar e não a interferir a mandar quem quer que seja fazer qualquer coisa.
Quanto ao hárem, antes de pedir para ti pedia para mim :P.

A_Renascer disse...

Bem... o próximo passo é o duelo, vamos ter de andar a porrada para resolver a quezilha! lol

Anónimo disse...

Boas

Esta lógica do criador é tão falaciosa que dói. Qual é o principal argumento do desenho inteligente? É que o aparecimento de formas de vidas tão complexas como as de hoje é demasiado improvável para ter ocorrido por evolução... certo? Logo... uma vez que este ser superior é tão poderoso e inteligente para criar as complexas formas de vida, então a sua existência teria que ser ainda MUITO mais improvável. Longe de colmatar a lacuna da grande complexidade das formas de vida, a teoria (que não o é de todo cientifica) do desenho inteligente ainda a aumenta MUITO mais.

Recomendo vivamente a leitura de Richard Dawkins. A sua linguagem chega ao público geral e certamente irá iluminar muitas mentes.

Cumprimentos