O mítico Blog de cariz científico!! ---- "Avé Daily science" by Richard Dawkins --- "Epá é muita bom!" by Gajo de Alfama --- "A revolução do pensamento científico" by Taiz & Zeiger --- "simplesmente genial" by José do Mato

sexta-feira, novembro 30, 2007

Selecção Sexual no Homem

Darwin introduziu o termo selecção sexual na sua obra - "A Origem das espécies" - termo relativo à selecção por parte dos machos e/ou das fêmeas relativamente aos parceiros com os quais vão ter a sua descendência, dar continuidade a sua espécie. Ou se quisermos numa visão mais à Richard Dawkins, a selecção sexual será o que leva os indivíduos a procurar um parceiro mais adequado com o qual os seus genes serão melhor partilhados na criação de uma descendência.
O que venho aqui propor é aplicar alguns destes conceitos ao Homem. Comecemos pelo macho Homo sapiens, o que verá ele na sua fêmea? Primeira coisa para a qual olha numa fêmea, quando a quer apreciar? Ancas. Porquê? Não porque queira apreciar o quão boas são as ancas, porque isso é o motivo encapotado com o qual os genes comandam o nosso comportamento. Então o que "procuram os genes" quando olham para as ancas? Procuram uma fêmea que tenha um canal de parto adequado para ter as nossas crias. Mulheres com ancas menores de certo que são repugnantes, com ancas grandes de mais também, mas isso é simplesmente porque os genes percebem que não podemos com tamanho peso em cima e depois se ela se sentar em cima da cria pode ser grave, enquanto que se for uma rechonchuda jeitosa, a cria até se safa, para além de puder dá-la à luz. Segunda coisa que um homem procura numa mulher? As mamas. Porquê? Os genes procuram uma fêmea que consiga alimentar a cria convenientemente. Mais uma vez, mamas pequenas alimentaram mal a cria, e mamas grandes podem sufocar a cria. O que quero dizer não é que uma fêmea com ancas jeitosas e mamas jeitosas seja uma fêmea mais apta a ter filhos, mas dá melhores garantias de sucesso, ao exibir os caracteres "topo de gama".
E o que vêem as fêmeas Homo sapiens nos machos da sua espécie? O que procuram elas? Procuram troncos largos e pernas robustas (mais uma vez, não em demasia pois pode matar a cria com o peso, acidentalmente ou não). Porque procuram elas isso? Porque ancestralmente somos animais cujos machos caçavam para sustentar as crias e famílias, e machos com pernas robustas e troncos larguinhos dão garantias de uma boa provisão de comida. Basicamente os genes das fêmeas estão ultrapassados, e os dos machos são sempre contemporâneos.
É claro que o Homem é uma espécie que já não faz parte do "natural" da Vida, mas não deixa de ser curioso estas pequenas coisas que inconscientemente fazemos sem nos dar conta de que não são ao acaso, sejam os genes, ou não, quem comanda estes comportamentos.

4 comentários:

Anónimo disse...

bah...teoria machista...estou bricando, falta so ai um quelque chose de social e so nao acrescento nao porque nao sabia mas porque nao me apetece. fim!

A_Renascer disse...

O social? Só se for para explicar a existência dos maricas! lol
Segundo o amigo Dawkins, isto não há nada social! Mas eu como sou mais permissivo, o social serve para explicar a existência das Excepções.

Anónimo disse...

o social, que aproveita a exigencia dos pre-requisitos e explora-os ou nao (lembremo-nos de modelos anorecticas como ideias de beleza). portanto, explora-os ditando os principais padroes de beleza...

OLX Portugal disse...

Boa tarde,

Existe algum endereço de email para onde vos possa enviar uma proposta de parceria?

O meu email é o wmktpt@gmail.com

Cumprimentos,

João